Status (br) 2005

Mais um vinho que mostra o ressurgimento do Dão. Pessoalmente, agrada-me de sobremaneira. Da responsabilidade da Vinicola de Nelas. Depois do lançamento do Status Grande Escolha tinto (para breve publicarei algumas notas pessoais sobre este vinho, mas da colheita de 2004), agora temos um Status branco feito à base de encruzado, malvasia fina e cercial-branco. Com 13% de vol.
Cor clara, quase transparente.
Aromas muito minerais, que vinham acompanhados de apontamentos florais (pensei nas hortênsias). Alguma maçã (daquela verde), juntamente com lima. Num perfil limpo, directo.
Na boca entrava fresca, muito fresca mesmo. Alguns poderão achar em demasia. Com um corpo simples, mas bem feito. Sente-se a tal mineralidade, acompanhada pela tal maçã. Final, mais uma vez, refrescante, deixando na boca um lado vegetal interessante.
Um vinho do Dão sem grandes complexidades. Se calhar, também não foi feito para as ter. É uma boa opção para se beber numa refeição simples ou como aperitivo. Aproveitar enquanto ele é jovem. Pelo preço de 2,59€ não se pode pedir muito mais.
Nota Pessoal: 14

Comentários