Enate 2001 (CS + Merlot)

Chegar a casa de um amigo para um jantar, levar uma garrafita na mão para oferecer e ouvir logo de seguida: "Não! Desta vez, vais tu escolher um dos meus vinhos e levas esse de volta." Não me acontece muitas vezes. O Cardoso abre os armários e a quantidade de vinho era assinalável. Alguns vinhos estrangeiros. Peças enófilas de grande interesse. Pontificava um Vega Sicilia Único de 1994.
Olhadela, menos olhadela optei por um tinto somontano elaborado pelas Bodegas Enate. Construído com Cabernet Sauvignon e Merlot, na proporção 50%/50%. Não fiquei arrependido da escolha. Um vinho que mostrou, ao longo da noite, uma prestação muito interessante, com complexidade e nada directo na abordagem. Os seus registos aromáticos e gustativos fugiram um pouco ao standart, ao que estamos habituados. Num registo bastante calmo, elegante e acima de tudo diferente. Lembrei-me constantemente deste vinho.
A cor revelava nuances de casca de cebola e tijolo.
O Acto I, a apresentação foi da responsabilidade dos couros e especiaria. Protegidos por madeira envernizada e óleo de cedro. Durante o Acto II, houve evolução para fruta cristalizada salpicada por licores. O epílogo aconteceu com frutos secos, recordando figos e amêndoas, envolvidos pelo açúcar em pó. Lá atrás, dava a entender que algumas folhas outonais queriam aparecer. Bela apoteose final.
Na boca, as sensações gustativas perfilavam-se da mesma forma que os aromas. Encadeadas, faseadas, sem sobreposições. A complexidade manteve-se. Final anizado. Uma pinga interessante. Nota Pessoal: 16

Comentários

Sem dúvida um vinho de uma das minhas adegas de eleição em Espanha, os preços são sempre muito adequados à qualidade do vinho em causa, neste caso se quiseres o preço ronda os 7-8€

Visto já teres provado quase toda a gama desta casa, relembro as nossas conversas, recomendo que proves um Chardonnay deles, o com e o sem barrica.