Talentvs 2004

Olhando para os meus registos pessoais, para as folhas que tenho por casa, digo-vos com toda a franqueza que não recordo a última vez que bebi um vinho da Quinta Seara d'Ordens. Razão? Nenhuma. Simplesmente não tem calhado. Escolhem-se sempre outros.
Este Talentvs desperta no copo com odores a terra preta, bem revolvida. Balsâmos e chocolate amargo demoraram pouco tempo a revelar-se. Fruta levou-me para o meio de amoras, das ameixas.
Cheiros de apara de lápis, de carvão, de borracha lembram uma sala de aulas no final do dia. Os cestos e as mesas estão salpicadas de resíduos. Deambulava a pedra, a lousa. Saiu um pouco de cravinho.
Acordam as flores. Isto de escolher uma flor é uma tarefa complicada. Lembro-me sempre das mesmas. São aquelas que estão presas na memória. Daqui não saem. Alfazema, hortênsias. É engraçado como a minha mulher (alentejana) diz que as últimas não largam cheiro. Caramba, não largam? Se existe imagem que lembro são os quintais lá de cima cheios delas, bem asseados, limpos e perfumados.
Regresso ao tinto. A madeira, em certas alturas, surgia com aquele tique meio tostado. Nada de grande monta, nada que fosse alterar a minha opinião sobre ele. Aliás, combinou (bem) a rusticidade com modernismo.
Na boca este vinho deu-me a ideia que conseguia aliar de forma congruente a secura, um pouco de gordura, com a desejável frescura. Em certos momentos, transmitiu-me a sensação que se podia mastigar. A fruta e o chocolate mostraram-se bem misturados. Um bloco com boa coesão.
Soube-me bem, bebeu-se bem. Falta-lhe um niquinho de qualquer coisa para se tornar em algo ainda mais sério (desculpem-me a arrogância). Apesar disto e de outras coisas, confrontei-me com um tinto do Douro saboroso que revelou (muita) sensatez e equilíbrio. Depois, e muito bem, optou por não esquecer a terra que o fez nascer. Nota Pessoal: 16
Post Scriptum: Não foi combinado, mas reparei que o meu comparsa Saca-a-Rolha andou de volta deste vinho.

Provavelmente não voltaremos a falar nas próximas horas. Desejo-vos um bom descanso.

Comentários

NOG disse…
Pois foi... que grande coincidência.

Um forte ab.

N.
prtbarata disse…
Para que preços anda este vinho?