TRES PICOS Borsao Garnacha 2003


Continuemos com vinhos da tal noite. Será escusado dizer que não conhecia. Proveniente de uma região que é uma incógnita (para mim). Tirando esse grande pormenor e ultrapassada esta breve introdução (coisa rara), digo-vos que foi uma grata experiência. Por vezes, dos sítios mais desconhecidos surgem as melhores surpresas.

Os cheiros, que iam subindo para dentro do nariz, mostraram capacidade de empatia. Abriu, junto ao rio, com fruta banhada por um pouco de mel e de marmelada. Em seguida serve-nos meia dúzia de bombons de caramelo. Bandeja, atrás de bandeja, vinham acepipes de aspecto guloso, mas oferecidos na dose certa. Leite com chocolate deu a ideia de querer terminar esta fase (mais) luxuriante, mais imediata. Começaram, então, a irromper sensações enceradas, a especiaria e a madeiras exóticas (salta à vista a imagem de um bazar). Um pouco de camurça e um leve fumado dão um toque aconchegado.

O paladar tinha (muitas) sensações a fruta recheada por licor. Fresca e com capacidade para encher. Ao servir-se de uma bela frescura, conseguiu manter-se longe da doçura. Largava a boca, deixando sabores achocolatados, levemente perfumados por um pouco de flores. Nota Pessoal: 16

Um tinto que parecia ter sido construído com a simples ideia de agradar e satisfazer muita gente. Daqueles que apetece beber e saborear. Capaz, mesmo assim, de apresentar uma interessante escala de aromas e sabores, conseguindo evitar situações chatas, monótonas.

Post Scriptum: Percorrendo as minhas memórias, não consigo encontrar um momento em que tenha caído pela minha goela um tinto feito unicamente com Garnacha. Campo de Borja é a Denominação de Origem. A Bodega está aqui.

Comentários

Carlos Rodriguez disse…
Hola Pingus, este Borsao é un dos exemplos de mellor Relacion-Calidade-precio da garnacha na Espanha. Nesta denominaçao de Campo de Borja existen moitos vinhos de bo precio e gran calidade.
Saudos
Carlos
Roco&Wines
Pingas no Copo disse…
Carlos, um vinho interessante.
Abraço