Provocações Enófilas (Parte II)

Coisa soltas, sem lógica e sem coerência. Apenas para encher mais um dia. Quiçá para espicaçar as hostes que andam dormentes. Olho para isto e parece-me que ninguém anda com disposição para pegar nas lâminas e ir para o campo de batalha. As tribos andam entretidas com as suas culturas. Não haverá, pelo menos, um torneio algures?

No Fórum da Revista de Vinhos andam de volta dos descritores aromáticos e da apetência que alguns têm para imaginar em demasia. Eles, agora, defendem que os textos devem ser austeros, secos e precisos. Gostava, no entanto, de saber como se consegue ser preciso num acto tão subjectivo. De qualquer modo, será que aquilo que cheiramos é mesmo verdade ou é, meramente, sugestão ou imaginação (no meu caso é 90%)?

No Fórum da Nova Crítica, tirando os eventos que vão realizando, não vejo muito tráfego.

Ainda damos importância aos Guias e aos Críticos? Eles ainda interessam (para nós)? Ou apenas conseguem apanhar os desprevenidos? Se a crise dura muito, já estou a imaginar Guias cheios de RQP...

Por falar em críticos. Quantos temos? Quem são eles? Temos apenas João Paulo Martins e Rui Falcão?

Parece-me que as classificações da Revista de Vinhos andam outra vez lá pelo alto. Será que estão ajudar os produtores a vencer a crise? Se assim for, parece-me bem.

A Hora de Baco tem colaboração de Aníbal Coutinho. Já repararam nisso? Os vinhos provados no programa serão coincidentes com aqueles que surgem no Guia de Aníbal Coutinho? Gostava de ver isso esclarecido.

E as outras revistas ainda existem? O que elas contam?

Que se passa com o Blog do Rui Falcão? Será que ficou farto?

A título pessoal tenho reparado num aumento de comentários anónimos. Apesar de ser um fenómeno cíclico, não deixa de ser curioso. Mas quem anda à chuva, molha-se!

E mais novidades? Um gajo bem vasculha mas acaba por adormecer. Que apatia.

Post Scriptum: Saúdo o regresso do Pumadas. Tenho apreciado, e muito, as palavras de Luís Ramos Lopes no Fórum da Revista de Vinhos. Vou, com pena, desligar o link para o Vinho a Copo.

UpGrade: Entretanto Rui Falcão voltou ao seu blog.

Comentários

Os comentários anónimos, principalmente aqueles mais infantis e de pouca educação, são na sua maioria das vezes, ou aquelas pessoas que ligam mais aos outros que a si mesmos, ou então são cão que ladra mas não morde.
Gus disse…
Caro,

Bela reflexão!
Mais uma vez partilho da tua opinião.
Abraço
Joel Carvalho disse…
Cada vez, gosto mais de ler este tipo de posts...
Rui, tantas perguntas aqui metes-te com dificil resposta (ou não!). Para mim está fenomenal o paragrafo onde falas do fórum da RV. Aromas inventados??? Já não é a primeira pessoa que comenta isso.

Fazem de nós bloguistas uns que? mentirosos? abaixo os "anticriticos".


Abraços do Joel Carvalho
Pedro Sousa P.T. disse…
Eu não sei se ele me dá muita importância, mas considero o guia do J.P Martins muito bom. È uma exelente "ferramenta". Para além disso, gosto de andar de blog em blog, são outra exelente ferramenta/convívio. E da-me prazer de participar com os meus comentários. Podem até cair em saco roto, ou até nem serem lidos, mas só a sensação de estar presente ajuda, mais que não seja, os blogers a verem que ainda há gente que anda por cá.

Abraço
Luis Prata disse…
Bom texto! Acho que vou fazer como a RV e dar-lhe um 19, a diferença é que este é verdadeiramente merecido. :)

1 Abraço e boas provas