Conventual (Alentejo) Branco Reserva 2007

Apresentou-se com discretas sensações petroladas. Durante alguns minutos, os cheiros a combustível e cabeça de fósforo tentaram dominar o que ia saindo do copo. Foi aliviando através de uns quantos fardos de erva. Fresca e seca. Era curiosa a associação entre os dois estados de maturação da erva. Não havia, aparentemente, predomínio de nenhum deles. Manteve-se, assim, um bom bocado. É sabido, pela minha trupe, a tendência (que tenho) para apreciar aromas secos e vegetais.
Ao longo da prova surgiram, por todo o lado, aromas a fruta ácida, de aspecto verde. Temperada por um pouco de hortelã e refrescada, ainda mais, por cheiros a pedra molhada e perfumada por um imaginativo toque floral que fazia lembrar flores rasteiras.
O pior (para mim) surgiu na fase terminal. Assomou-se um perigoso conjunto de odores a melaço e a polpa de fruta madura, que tentavam incomodar. Apesar de ter ficado um pouco mais pesado, conseguiu não perder aquele ar vegetal que tinha.
Na boca, os sabores revelaram-se cordatos, amparados por uma acidez bem integrada, dando ao vinho um ar mais crocante. Trincavam-se pedaços de maçã, pêra e escorria lima e limão.
Um branco (Arinto, Fernão Pires e Roupeiro) ponderado, com uma boa dose de austeridade, e com um bom nível de complexidade. Permite que seja bebido sem qualquer tédio. Resta, agora, esperar pela Colheita de 2008. Nota Pessoal: 15

Post Scriptum: Vinho enviado pelo Produtor.

Comentários

Estou de acordo com quase tudo, só não lhe topei as querosenes mas devia ser do copo.

Abraço e vive la resistence.
Pingas no Copo disse…
Viva companheiro. De facto detectei presença das querosenes. Mas já sabes que eu costumo inventar sempre quando falo de um vinho. Esta imaginação :)

PS- A presença da "querosene" foi mais visível na segunda garrafa.
Um blog feminino?!?

Humm... Não estou a ver o que o vinho tem haver com um site feminino?

Abraços Pingus
Joel Carvalho disse…
Desculpa vir comentar outraves. Mas este coment do blog com dicas para mulheres...hahahaha.

Eu aconselho-te a visitares o blog desta querida e atenciosa senhora...

Abraços,
Joel Carvalho