CARM (Douro) Reserva Família Reboredo Madeira 2008

Longe vão os tempos em que corria desalmadamente atrás dos vinhos tintos. Durante largos períodos, os euros saltavam da mão, a um ritmo indecente, por causa de um tinto. Os brancos pareciam eclipsados. Eram coisas reles e sem interesse. Destinados às mulheres e aos miúdos (descobri hoje que tinha um dente de leite). Para gente fraca e sem carta de enófilo.
Ultrapassada a febre dos tintos, provavelmente resultado de um enorme empanturramento, vejo-me loucamente de volta de vinhos brancos. Compro vinhos brancos. Quero vinhos brancos com madeira, com inox, do Alentejo, do Dão, do Douro, de outro sítio qualquer. Acompanham carne branca, vermelha, peixe e o que vier para a mesa. Não interessa. Que seja branco. Pouco importa o pedigree. Conheço rafeiros bem giros. O propósito é, simplesmente, ficar satisfeito.


CARM Família Reboredo Madeira 2008
foi uma descoberta, resultado de mais um frenesim enófilo. Um vinho branco que conseguiu conjugar (algum) equilíbrio entre fruta e madeira. Manteve, durante o tempo necessário, um nível de suavidade e delicadeza interessante. Abriu fumado, desdobrou-se em várias sensações de fruta. Por entre meio, vislumbraram-se umas pequenas notas vegetais que fizeram mexer o vinho. Feno.
Os sabores perfilaram-se elegantes e afinados. Fruto maduro e fruto seco. A acidez pareceu-me com tamanho para ajudar o vinho a evoluir.
Custa cerca de 10€. Que acham? Nota Pessoal: 16

Post Scriptum: Para quem estiver interessado, as castas são: Códega do Larinho, Rabigato e Viosinho e andou 8 meses em barricas de carvalho francês.

Comentários

Anónimo disse…
não é "Cónega do Larinho" mas sim "Códega do Larinho".
Pingas no Copo disse…
Obrigado. Será Corrigido.

É sempre bom ter um anónimo amigo.
Rui Pereira disse…
Rui,

Onde é que arranjaste este vinho? Tenho andado à procura dele e não o encontro. Será que ando distraído? Compraste-o para os teus lados?

Abraço,

Rui
www.artmeetabacchus.blogspot.com
Pingas no Copo disse…
Rui, comprei nas CAV.

Abraço
Anónimo disse…
basta ir ao corte inglês e estão a fazer uma grande promoção 8,5€