Vallado vs Vallado ou Sousão vs Touriga Nacional

A época enófila começou para o famoso, aliás famosíssimo e sem igual, grupo de Prova de Portugal. Espero que não haja qualquer dúvida nesta matéria. A parada é sempre alta e as discussões são sempre inconclusivas. O Núcleo Duro, voltou a reencontrar-se, às escondidas de tudo e de todos, no As Colunas, com o objectivo de sempre: comer e beber até mais não.


Por entre garrafas e mais garrafas, surge-nos pela frente um duelo bem interessante. Dois vinhos da Quinta do Vallado, da mesma colheita, mas de castas diferentes: Sousão e Touriga Nacional.

Pernas de pato brilhantemente assadas no forno. Pedaços de puro pecado.
Vinhos que emparelharam de forma quase perfeita com comida de pendor robusto e untuoso. Em tempo algum destoaram, morreram ou fartaram. Costuma-se dizer: que mais houvesse comida e vinho.


Dois vinhos que taco a taco marcaram a noite, longa, pela qualidade elevada, pela forma como prenderam a atenção. Um, o Touriga Nacional, mais consensual, mais trabalhado, mais objectivado, quiçá mais urbano. O outro, o Sousão, mais impositivo, mais duro, mais agreste, menos imediato. Mas ambos bons, muito bons.


Dupla, que tirando questões de gosto ou  inclinações pessoais (preferi por uma unha o Sousão), merecem destaque (o meu). A dica está dada.

Comentários