A Falta de Visão Local

Em período em que pouco tenho para dizer, para animar as hostes, com as coisas ciclicamente a caírem no vai não vai, em que nada acontece, em que se boceja vezes sem conta, dou comigo com um piqueno pensamento a matutar na cabeça.


Numa altura em que estamos atravessar uma grave crise económica social e cultural, em que toda a sociedade, nos mais diversos vectores, tenta encontrar soluções para criar sinergias, alianças, para combater a falta de dinheiro, a falta de investimento, a falta de sabe-se lá mais o quê, faz enorme impressão (a mim), como determinados concelhos do interior, que caminham para uma acentuada desertificação, para o esquecimento, para o desequilibrio social, para um desmantelamento económico, impossível de recuperar, não conseguem aproveitar e potenciar determinados recursos naturais, históricos e culturais, e a lista pode ser extensa, que possuem.
Pegando em exemplos mais concretos, e como cidadão originário de uma certa parte da beira, faz  impressão como é que autarquias como Gouveia e Seia não aproveitam um capital tão importante como o vinho do Dão, aliando-se com os seus produtores, alavancando as tais sinergias, fomentando o turismo, o eno-turismo, o comércio em redor do vinho, trazendo gente, mais gente, novas gentes.


A ausência de qualquer actividade em redor deste sector é, permitem-me o abuso de linguagem, indecoroso e ofensivo para um território detentor de um patrinómio tão relevante como o vinho do Dão, sendo o terroir de Vila Nova de Tazem incontornável nesta matéria, para  ser deixado ao deus dará. Pergunto, a mim próprio, se os responsáveis politicos tem noção o que determinados enclaves do seu território andam a fazer para divulgar, promover aspectos relevantes da cultura local? Apraz-me dizer, por isso, que a única ligação ao vinho são, em certos aspectos, uns meros cachos de uvas nos brasões das bandeiras de alguns municípios. O resto são hologramas. Nada existe. E tenho dito.

Comentários

Sônia Silva disse…
Suas imagens são lindas, parabéns,

Bjo