Trivialidades de um Gajo

Não sei se acontece convosco, mas existem vinhos e determinadas combinações gastronómicas que só fazem sentido se estivermos no local apropriado. No lugar deles. Costumava dizer que estávamos perante vinhos e comidas étnicas, tribais.


Fazem sentido, têm coerência, por alguma razão, apenas num determinado lugar. No seu lugar. E enquadrados pelo cenário certo, adquirem uma dimensão impossível de ser copiada noutros espaços. Roçam quase o superlativo, mesmo sabendo que não são mais do que trivialidades de um povo. E minhas.


Já fiz a tentativa de reproduzir os mesmos momentos, as mesmas situações noutros locais e tenho que assumir que o prazer não é comparável. Nada sabe igual. Fica-se descontextualizado, faltam outros adereços, como os cheiros, as vistas, as pessoas. Cai sobre nós um certo vazio, provavelmente causado pela impossibilidade de não estar lá, no lugar certo.

Comentários

Anónimo disse…
Um chamam a isso o "Espírito do Lugar" ou 'genius loci', outros chamam a isso o verdadeiro 'terroir'. É maravilhoso quando o sentimos presente sem precisarmos de rótulos nobres e pontuações altas dadas por quem tem pouco mundo!