tag:blogger.com,1999:blog-26860684.post2021428109564216973..comments2023-10-19T11:58:30.276+01:00Comments on Pingas no Copo: Muga 2006. Um branco da RiojaPingas no Copohttp://www.blogger.com/profile/13741145291394172918noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-26860684.post-14958510428271686822007-08-14T02:18:00.000+01:002007-08-14T02:18:00.000+01:00Amigo Pingus,Essa � a grande diferen�a entre Rober...Amigo Pingus,<BR/><BR/>Essa � a grande diferen�a entre Robert Parker, Michel Rolland, Hugh Johnson... N�s podemos ter um enoblog, eles n�o.<BR/><BR/>Grande abra�o e boas provas na montanhaEduardo Limahttps://www.blogger.com/profile/04541671744682525496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26860684.post-77017067200001115802007-08-06T11:26:00.000+01:002007-08-06T11:26:00.000+01:00O texto tem um objectivo e um propósito. Ambos são...O texto tem um objectivo e um propósito. Ambos são enunicados no inicio do artigo e até no título.<BR/><BR/>Quanto à relação entre a internet e a opinião/crítica de vinhos, já nada é simples. Temos, por exemplo, críticos que escrevem livros de provas e mantêm um site. <BR/><BR/>NunoNOGhttps://www.blogger.com/profile/04357064415927599294noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26860684.post-47272167066171405692007-08-02T17:08:00.000+01:002007-08-02T17:08:00.000+01:00Bem isso dá quase para um slogan...Blogosfera Naci...Bem isso dá quase para um slogan...<BR/><BR/>Blogosfera Nacional - O vinho mais perto de si :)João de Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/17891289816620522114noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26860684.post-10260869935301584742007-08-02T17:03:00.000+01:002007-08-02T17:03:00.000+01:00Acho que há aqui duas realidades: uma os denominad...Acho que há aqui duas realidades: uma os denominados críticos e outra os blogs. São realidades diferentes que aparecem de forma diferente.<BR/>Enquanto a crítica aos denominados críticos se encaixa mt bem e é extremamente actual, número de cursos, de guias, de criticos, etc.. não considero que a crítica do artigo se dirija aos blogs.<BR/>Nos blogs as pessoas que escrevem assumem-se como apreciadores, apaixonados pelo vinho que gostam de partilhar as suas experiências.<BR/><BR/>A atmosfera que envolve estas duas realidades é claramente diferente. Enquanto os denominados críticos nos vendem um produto ou vários (guias, cursos) nos blogs a atmosfera é de partilha de experiências, de diálogos!<BR/><BR/>O facto de eu poder estar aqui a escrever isto prova exactamente o que acabei de escrever. <BR/><BR/>Boas provas!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26860684.post-69487947383254246962007-08-02T16:52:00.000+01:002007-08-02T16:52:00.000+01:00Obviamente que o artigo não reverte a favor dos bl...Obviamente que o artigo não reverte a favor dos blogs, por pena de algumas almas atormentadas. A visão vai mais além dos pixels, vai para uma suposta chamada de atenção para um certo bom senso por parte de quem faz critica de vinhos e assina com o seu nome.<BR/><BR/>Refere que ao dizer que um vinho é bom quando apresenta claro defeito é obra, e mais obra é, quando numa nota de prova se inventam mais de 20 descritores... ao que intitula de infatilidade vínica.<BR/><BR/>Antes ninguém tinha a coragem de dizer o que pensava, muito menos num mundo como este da prova, ou porque parecia idiota ou porque simplesmente era algo remetido para os endinheirados.<BR/>Hoje em dia temos um fenómeno saudável que se chama BLOG, onde cada um diz o que bem quer, e certo é que nem todos são obrigados a ler o que por lá se escreve. É como as lojas, nem todos somos obrigados a entrar em todas as lojas que vemos numa rua...<BR/><BR/>É fundamental que as pessoas se acostumem a blogosfera, se acostumem à livre opinião e acima de tudo a que os blogs de vinhos vieram para ficar... e que muitos dos que criticam talvez lhes falte a coragem para terem um.<BR/><BR/>Uma coisa é certa, nunca o vinho Português teve tanta projecção na Internet a quando do aparecimento dos blogs.João de Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/17891289816620522114noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26860684.post-57119636298311531682007-08-02T12:00:00.000+01:002007-08-02T12:00:00.000+01:00Concordo contigo e com o Chapim, acho que no dia e...Concordo contigo e com o Chapim, acho que no dia em que a blogosfera deixar de ser frontal, passional e emocional, o consumidor perde, ou seja, nós perdemos.<BR/><BR/>Boas fériasLuis Pratahttps://www.blogger.com/profile/08584267380245968208noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26860684.post-33261681190582207822007-08-02T10:28:00.000+01:002007-08-02T10:28:00.000+01:00Caro pingus de facto o artigo do JPM espingarda em...Caro pingus de facto o artigo do JPM espingarda em várias frentes. E é um belo artigo. Não interpretei que se dirija aos blogs. <BR/>Como tu dizes e bem aqui não há mercado. Ou não deve haver pelo menos.<BR/>Interpretei que se dirige a mil outras formas de crítica e críticos que aparecessem não se sabendo bem de onde.<BR/><BR/>Mas é um bom artigo e faz-nos pensar.<BR/><BR/>Boas férias!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26860684.post-20747204674478658492007-08-01T20:49:00.000+01:002007-08-01T20:49:00.000+01:00Só a primeira frase já me enlouquece. Viver em um ...Só a primeira frase já me enlouquece. Viver em um país produtor de vinho. Claro que aqui no Brasiltbm. tem vinhos, mas na Europa é bemmmm melhor.<BR/><BR/>abraçosAnonymousnoreply@blogger.com