quarta-feira, maio 16, 2007

A Primavera em Casal Figueira

A Primavera simboliza o renascimento, o crescer, o ressurgimento de uma nova vida. Em redor sentimos o brotar das plantas, os primeiros passos dos animais. As crias dão sinais de vida. A liberdade anda por perto. As amarras do Inverno estão mais laças, mais fáceis de soltar. Os putos começam a surgir na rua. Vestem roupas de tez mais clara. Brincam até mais tarde. Riem mais alto. Os enredos amorosos tornam-se mais quentes. Eles e elas trocam olhares provocantes. Actos de acasalamento mais ou menos exuberantes. Os mais velhos sentem vontade de viver, de lutar, enxotar a tristeza, a solidão. Com os seus olhos enrugados olham para o futuro. Mais uns dias. Existe, ainda, muito para fazer.
Pressente-se a delicadeza das flores. O perfume que libertam invade os cantos, os recantos. Mesmo nas cidades, nas grandes e cinzentas urbes betanizadas, os reduzidos canteiros lutam ferozmente, com a ajuda da Primavera, contra os fumos, os ruídos. Nos campos, compõem uma manta colorida, retalhada. O verde domina.
A fruta, imberbe, está fresca, orvalhada. Está, ainda, discreta. Por perto, a água cristalina salta, esgueira-se por entre as fragas. Corre veloz, desesperadamente, até ao mar. Fresca, vibrante. Salpica a pele, invade o corpo proporcionando sensações de limpeza, de vigor. Fonte da juventude eterna. Os frutos secos estão humedecidos. Tem apenas a função de perfumar. Só mais para a frente é que se podem saborear.

Sente-se equilíbrio. Os pólos, os extremos estão alinhados. A natureza, neste momento, está calma, em paz. O Verão, que vem lá mais para a frente, é mais voluptuoso.

Em Casal Figueira, em 2005 a Primavera foi brilhante. Cumpriu-se a Tradição. Um vinho que reflecte quase na perfeição o cenário onde nasceu. Nota-se que é um produto da natureza, sem artimanhas, sem artefactos. Sem nada na manga. Nota Pessoal: 16,5

2 comentários:

Elvira disse...

Que texto belo! Obrigada! :-)

VinhoDaCasa disse...

Prova a Quinta no Vinho da Casa.
http://vinhodacasa.blogspot.com