Touriga Nacional (Dão) vs Touriga Nacional (Douro)

Gosto de Touriga Nacional. Bom, gosto de saber que o vinho tem Touriga Nacional. Dizendo de outra forma, sou adepto da Touriga Nacional, e quando confrontado com outras castas, de olhos vendados, às escuras ou às cegas, lanço uns bitates sobre a matéria, dizendo que está ali um vinho com Touriga Nacional. São flores, é a bergamota, são os toques silvestres. A vegetabilidade presente ou ausente.

Soltam-se, então e sem controle, um chorrilho de lugares comuns, de conjugações, que no mínimo, soarão a tolice enófila. Porque também fico afectado por tiques de pseudo entendido no assunto em causa. Quem lê ou ouve, ficará completamente rendido com desmedida sabedoria. Simplesmente o rei do rua.

Ao fim de não sei quantas linhas (reparo que os meus textos andam muito reduzidos), encalho no propósito do enunciado. Uma jogatana entre dois Tourigas Nacionais, desculpem-me os anti-tn, que por uma razão ou por outra têm merecido alguma atenção por parte da populaça.

Exercício simples, nada de grandes preceitos e com regras simples: duas colheitas (2007 e 2008), duas regiões (Dão e Douro), dois produtores (Quinta das Marias e Quinta do Vallado), servidos à toa e, para os apreciadores da coisa, às cegas.
Dão mais austero, mais químico, mais terroso, mais vegetal. Com tanino vivo, mais irrequieto. Douro mais redondo, mais trabalhado, com menos arestas, mais moderno, mais adequado ao consumo na urbe e pelos urbanos. Findo desafio, a balança pendeu para o Dão. Que novidade!

Post Scriptum: Os vinhos da Quinta das Marias foram enviados pelo Produtor.

Comentários

Nice comparison. I've never had the idea to taste Touriga Nacional blind from both Dão and Douro at the same time. I guess I before such a tasting would say I'm a 'Daõist' but who knows what the result would be after the wines were revealed!

Thanks for the inspiration. I will do a similar test at home!

Best

Niklas
Pumadas disse…
Boa iniciativa Rui.

Abraço,

JR
Pratos de Ouro disse…
como se diz no facebook...

gosto!

abraço
Pingas no Copo disse…
Olá JR, tudo bem?
Abraço
Sou dessa opinião. O douro, na minha modesta opinião, não é uma região para monocastas. Para além disso os vinhos do dão, monocastas, são efectivamente melhores.