Quinta das Tecedeiras: Reborn

No jogo de mudanças que também vai acontecendo no mundo do vinho, a Quinta das Tecedeiras apresentou-se ao público com novos proprietários. Os mesmos que, neste momento, governam a Quinta de Covela: Marcelo Lima e Tony Smith. Coube ao segundo o papel de representar a dupla em Lisboa.
Com esta mudança de mãos, regressa Carlos Lucas que, como é sabido, foi o enólogo responsável no passado pelo projecto. Um projecto que conhece e pelo qual tem especial predilecção, segundo palavras do mesmo.


E foi debaixo destes ares de mudança que no Bistro 100 Maneiras foram apresentadas duas novidades: a nova colheita de Flor das Tecedeiras e um Porto Special Reserve. O primeiro encarna perfeitamente no estilo de vinho com fruta, equilibrado, franco, directo e saboroso. Um vinho que pretende alcançar o maior número de consumidores possível.


O segundo, o Porto Special Reserve, de que apenas foram feitas algumas centenas de garrafas, foi apresentado à plateia como um produto de luxo e exclusivo e independentemente do preço (proibitivo?) a que irá ser disponibilizado ao público (lá para o final do ano), devo dizer que gostei francamente.


Feita a apresentação das duas novidades, o cenário passou a ser outro. Pela mão de Ljubomir Stanisic, o Papa Quilómetrostivemos acesso a um menu que procurou o equilíbrio entre a comida e os vinhos que foram sendo servidos. E antes que comece a desenrolar as fotografias do sucedido, ainda vou a tempo de traçar umas breves notas sobre o Reserva 2003 que foi oferecido aos comensais durante o almoço.  Um vinho que estava em perfeita saúde, muito equilibrado e elegante. Um vinho que acabou por ser, palavras minhas, o momento alto do dia.




Sardinhas

Borrego: Costela e lombo.
Quinta das Tecedeiras Reserva 2003: O meu preferido.



LBV e Queijos.
A partir daqui, resta-nos esperar pelo que irá sair novamente da Quinta das Tecedeiras. Ao fim ao cabo é o regresso a casa de alguém. E os regressos são sempre motivo para festejar.

Comentários