Um Encontro de Eno-blogs. Que acham?

Caros amigos eno-bloguistas, será que não estamos no momento ideal para nos juntarmos e realizarmos uma Conferência/Encontro entre todos? Dito de outra forma, e mais ligeira, não estará no momento certo para realizarmos uma jantarada?. Discutir sobre alguns temas, reflectir um pouco sobre o vinho e a comida. Conversar. A Internet é uma excelente ferramenta, uma enorme fonte de informação, mas o contacto pessoal, o olhar nos olhos é primordial e muito mais interessante.
Todos nós trabalhamos (modestamente) em prol do vinho em geral e do Português, em particular. O que nos une é a paixão, o amor pelo líquido de Baco.
Esta ideia não é minha. Foi discutida com o Nuno do Saca-a-rolha em privado. A malta do Krónikas Vinícolas também lançou o repto no seu blog (muito recentemente). Com o João do Copo de 3, falo regularmente. Também ele aprecia a ideia.
É o meu primeiro lançamento. A minha primeira deixa. E vocês o que dizem? Vale a pena ou nem por isso?
Post Scriptum:
A decorrer no dia 12 de Janeiro de 2007

Comentários

Anónimo disse…
Não sei...
Se me incluírem se calhar acho uma boa ideia... :)

Ou isso vai ser um encontro de eno-blogs da mouraria? :)
Pingas no Copo disse…
Claro que te incluimos. :)
Apenas referi estes blogs, porque o assunto foi abordado/referido com eles.
Anónimo disse…
Tal como referi na Krónikas Vinícolas, é avançar. Aceitam-se sugestões de datas, locais, líquidos e sólidos. Agora que se aproxima o Natal as datas começam a estar preenchidas com muitos jantares de Natal daqui e dali, mas se não se encontrar data até lá (há sempre uns feriados a ajudar, mas que também podem atrapalhar se o pessoal for passear) também há Janeiro...

Mouraria? Ora essa, pode ser lá. Ou em Alfama! Ou no Bairro Alto! Ou até mesmo em Alcochete... :-)
Vocês só desatinam as pessoas... hehe
Por mim dia 16 de Dezembro... Sábado.

Quanto ao resto é ir combinando, já agora locais que não sejam caros e que dê para levar vinho ?
Anónimo disse…
E isso existe? Levar vinho para um restaurante? A malta do Pingas no Copo já tem feito isso?
Não reparei no post-scriptum, mas dia 17 de Dezembro pode ser complicado para mim, porque a minha irmã faz anos e é capaz de haver algum repasto familiar.
Anónimo disse…
Se vierem ca ao Porto arranjo 3 ou 4 restaurantes onde se coma bem e de qualidade, com cuidados exigentes a servir o vinho, podendo levar cada uma uma botelha.
E com uma media de 20 euros por pessoa por todo o servico.

Para mim a partir de dia 15 parece/me ideal. Acabo as aulas nesse mesmo dia.
Anónimo disse…
Dia 16 é sábado...
Parece-me bem...

Ora temos um dia, Sábado dia 16 de Dezembro

Temos interessados, o que é muito bom sinal. Quantos somos ? Quantas garrafas levamos ?
Copo de 3 - 2 pessoas
Pingas no Copo - 1 pessoa
Saca a Rolha - 2 pessoas (a confirmar)
Kronikas Vinicolas - 4 pessoas !!!
Vinho da Casa - 2 pessoas
...

Falta arranjar um sítio onde para se pagar não se tenha de pedir empréstimo e que deixem levar as garrafas de casa... quanto aos copos até nem me importo de levar dois aqui de casa, caso no restaurante não tenham :)

Que tipo de cozinha estão a pensar ? Tipo de restaurante ?
Anónimo disse…
Eu por mim apostava no restaurante "O Poleiro" aqui no Porto. Mas sei que é longe para vocês.

Tem copos Riedel, o chef é bastante simpático e atencioso.

Da última vez que lá estive com enófilos, o chef até nos trouxe para a mesa umas bochechas de porco preto que não vinham na ementa.

Pedimos 4 doses variadas, uma pra cada vinho (éramos 4, 4 vinhos trazidos, e pagámos 22 euros)
NOG disse…
Bom... fico muito contente por fim que a coisa está a andar.

Mas tenho um grande problema com a data. Nesse dia sou operado (nada de especial) e por isso é totalmente impossível a minha presença.

Não querendo adiar muito as coisas, Janeiro não me parece mau. É mais fácil arranjar poiso para beber e comer, e temos menos confusão.

Que acham?

N.

PS - também pode ser antes da operação (mas não nas vésperas), com a excepção do dia 12 de Dezembro.
Pingas no Copo disse…
Pessoalmente não me importava que passasse para Janeiro, dado que para o Saca-a-rolha 16/12/2006 é impossível. Para mim, é muito difícil ser antes.

Relativamente ao restaurante tenho uma opção em Alcochete. De cariz tradicional (onde a quadrilha se junta). Neste restaurante existe a possíbilidade de nos facultarem um espaço mais reservado, podemos levar vinho e copos (eu ando sempre com uma caixa de 6). Os preços são bastante aceitáveis e negociáveis.
Anónimo disse…
Para mim Janeiro é impossível! Época de exames. E depois de dia 16?

Vou passar o Natal a Tomar, por mim dia 20, 21 ou 22 era excelente ir a Lisboa.
Pois não vejo possibilidade para este ano então... eu nas datas mais próximas estou no Alentejo, tenho muita coisa que tratar por aqueles lados.

Mas qualquer coisa se terá de arranjar, nem que seja para o ano :)
Anónimo disse…
Calma, nas Krónikas Vinícolas em princípio somos 2.
Pois parece que está complicado. Como o próximo fim-de-semana deve estar fora de questão por ser muito próximo (ou não?), temos a seguir os feriados, que pelos vistos também não dão.
Já agora, uma alternativa: porque não numa 6ª feira, ou numa 5ª antes dos feriados? Afinal, no dia a seguir não se trabalha. Dia 7, dia 15, por exemplo...
Anónimo disse…
Os "independentes", neste caso eu que não tenho blog, posso aderir?
Pingas no Copo disse…
Pessoalmente, amigo pedro, não tenho nada contra. Nada mesmo!
Seria bastante interessante falar "face to face" com alguns dos "independentes".

Um abração.
rui disse…
Caro Pingus,

O pessoal do vinhoacopo tb gostava de participar, no entanto não queremos causar entropia na escolha da data. Nós os cinco raramente conseguimos encontrar datas unânimes para os nossos jantares, e somos amigos que se falam constantemente, portanto não temos a pretensão de acertarmos a data deste jantar face à nossa agenda. Assim, marquem a data à vontade, a que der mais jeito à maioria dos participantes que nós com certeza teremos alguém a representar o blog (seria muito o azar).

Um abraço,
RC

P.S. Isso de restaurantes porreiros, que nos deixem levar o vinho à vontade, também nós queríamos saber de um. É a busca do Santo Graal.
Pingas no Copo disse…
Caro pessoal do vinho a copo, fico contente com a vossa disponibilidade. vamos ver o que acontece relativamente às datas.
De qualquer modo, estou a reparar que durante o mês de Dezembro vai ser complicado.

Quanto aos restaurantes, eu conheço algumas possibilidades. Tem é que ser na margem sul do rio Tejo.

Rui
PAULO SOUSA disse…
Os Puros também gostariam de participar no congresso,mas estamos com algumas dificuldades de agenda...Vão dizendo qualquer coisa...E porque não no inicio de 2007?
Pingas no Copo disse…
Paulo, espero que tragam uns belos puros.
Pessoalmente começo a gostar da ideia de passarmos para o início de 2007. Que me dizem?
NOG disse…
Início de Janeiro, sem dúvida.

N.
Pingas no Copo disse…
Então que a acha a comunidade se AGENDARMOS DEFINITIVAMENTE o ENCONTRO para 12/13 de JANEIRO de 2007? Se não estou em erro, é respectivamente sexta e sábado? Outra possibilidade será no fim de semana seguinte (19/20).

Pessoalmente gosto muito da dupla 12/13 de Janeiro.

Interessados temos:
Saca-a-Rolha
Puros e Vinhos
Copo de 3
Vinho a Copo
Vinho da Casa
Pingas no Copo
"Independentes" - Pedro Sousa pt
Ora 12 e 13 de Janeiro... parece-me muito bem, mas mesmo muito bem.
Quanto ao restaurante posso começar o trabalho de batedor... depois dou novidades.

Já agora, alguém tem sugestões de tipo de comida, preço por pessoa...
Anónimo disse…
E as Krónikas Vinícolas, já agora, se não se importam... :-)

Pois parece que Janeiro é a época mais consensual, tal como eu tinha dito Dezembro é um mês complicado, com muitos compromissos das pessoas.
E até pode ser no Alentejo, cá por mim estou em casa. Uma caça não ia nada mal...
Pingas no Copo disse…
Desculpem Kronikas, que grande lapso o meu. Peço imensas desculpas. Claro que não nos esqueçamos de vocês!
Ok então fica Janeiro 12/13

Temos então a seguinte Lista:
Kronikas Vinícolas
Copo de 3
Saca a Rolha
Vinho a Copo
Puros e Vinhos
Vinho da Casa
Pingas no Copo
"Independentes"

Quanto a restaurante, como já vos disse consigo arranjar algumas opções na margem Sul (do rio Tejo). Zona de Almada e Alcochete. Com preços a rondar os 25€ no máximo (tem sido menos). A cozinha é que é de uma matriz tradicional. Podemos levar vinho.

No entanto se a malta encontrar outras opções, venham elas.
NOG disse…
Dia 12 e 13 está óptimo! Por mim margem sul ou Alentejo (que no fundo também é margem sul) está muito bem.

Abraços fortes,

N.
Começam com essa do Alentejo ainda tenho de fazer o jantar em Vila Viçosa com umas perdizes, uns coelhos e um javali... ou uma sopa de cação seguida de um assado de borrego, ou carne do alguidar com migas... pois os vinhos também dá para levar :)
NOG disse…
... e umas burras, carne do alguidar, perninhas de rãs, feijoada de lebre... é isso mesmo! Jantar em Vila Voçosa! Por mim já está.

N.
Caro Rui

Terei o maior gosto em apoiar esta tua iniciativa. Menu com entrada + prato + sobremesa + café por 25,00 Euros aqui na YH pode arranjar-se. Copos temos, e SEMPRE permitimos que as pessoas tragam o seu próprio vinho. Não fazemos disso uma bandeira, mas nunca recusamos, e não cobramos nada por isso. Daí a razão pela qual temos bastantes grupos de prova a organizarem aqui os seus encontros.
Fica a oferta.

Um abraço

Zé Tomaz
Pingas no Copo disse…
Caro Zé Tomaz obrigado pela disponibilidade da "tua casa".
Fica ao critério do resto da comunidade bloguista.

Caros amigos já sabemos que existe um poiso.

Um abraço
Rui M
PAULO SOUSA disse…
Temos que começar a trabalhar na agenda do 1º congresso ENOBLOGUISTA...
NOG disse…
Eu confesso que sou fã da YH.

N.
Eu já tinha pensado na York House, mas achei mais correcto ser o anfitrião Zé Tomaz a fazer o convite.

Das vezes que já estive na York House foi sempre 5 estrelas.
Pingas no Copo disse…
Muito bem, que venham mais opiniões, para ver se ficamos com a questão do local para o encontro decidido

Após essa questão estar resolvida, podemos pensar nos moldes em que o 1º Congresso ENOBLOGUISTA vai decorrer (definir a agenda como diz o Paulo do Puros&Vinhos).
Pingas no Copo disse…
Que dizem o resto dos companheiros de jornada (bloguistas e/ou independentes)?
Temos, como já viram, a oferta do José Tomaz. Mais uma vez o meu agradecimento pessoal pela disponibilidade.

De qualquer modo poderíamos pensar no seguinte, se estiverem de acordo. Uma pequena prova (nada de especial), em que cada blog ficaria responsável por trazer um vinho. Nada de classificações, médias ou coisa parecida. Seria um momento de descompressão, para falarmos um pouco sobre o vinho e afins. Todos nós temos uma visão muito própria do assunto, que seria interessante discutir.
Esses vinhos podiam acompanhar o jantar ou não (é algo que podemos decidir).

Venham mais ideias.
Rui M
Seria razoavel pensar no número total de participantes:
Kronikas Vinícolas
Copo de 3
Saca a Rolha
Vinho a Copo
Puros e Vinhos
Vinho da Casa
Pingas no Copo
"Independentes"

Podiamos pensar numa pequena prova cega seguida de jantar com alguns vinhos que se podem levar para o mesmo.
Penso que seria bom por cada blog uma garrafa para a prova e uma garrafa para o jantar, a ter em conta o número de participantes.
NOG disse…
Rui e João,

Concordo com 1 garrafa para prova e 1 garrafa para jantar. E acho a YH um óptimo local.

É com muita alegria que vejo que que estamos a dar passos largos nesta organização.

Abraços,

N.
Caros Amigos

Caso optem pela YH prepararei uma sala reservada para a vossa prova e em seguida jantariam no restaurante em zona reservada. Tenho copos para todos pelo que não precisam de trazer, e na sala de prova coloco também cuspideiras, água, papel e caneta.

Um abraço

Zé Tomaz
Por mim tá mais que feito... agora é dia 12 ou dia 13 ?
Pingas no Copo disse…
Ainda bem que os acontecimentos estão a decorrer sem a minha intervenção.
Muito Bem! Fica então decidido Realizarmos o Nosso Encontro no dia 12 de JANEIRO de 2007, sexta-feira, na YH.

SERIA IMPORTANTE QUE OS OUTROS BLOGS E "INDEPENDENTES" DISSESSEM MAIS ALGUMA COISA SOBRE O DESENROLAR DOS ACONTECIMENTOS.
rui disse…
Caro Pingus,

Aqui a malta do vinhoacopo concorda inteiramente com o local e quanto à data para nós está marcada, ponto final. Temos que ver se conseguimos estar presentes. Se calhar não estaremos os 5. Entretanto haveremos de esclarecer este ponto.

Para nós, a tua ideia de fazer um jantar descontraído a beber umas pingas era o ideal. Sem grandes stress ou provas. Mas se não for assim, nós temos a capacidade de nos adaptarmos a tudo. :)

Um abraço,
RC
Ora muito bem, com todas as condições que o anfitrião nos meteu à disposição só tenho de agradecer e dizer que vamos a isso, proponho então :
- Pequena prova cega de alguns vinhos, brancos e tintos, que os participantes achem por bem levar, se cada blog levar um vinho temos emoções garantidas.
- Jantar onde em amena cavaqueira podemos provar os vinhos que cada um leve para o efeito, neste ponto seria muito agradavel saber qual o menu para a ocasião de maneira à escolha dos vinhos ser a mais acertada.

PS: Quem leva o vinho do Porto, Moscatel, Colheita Tardia ou Madeira ?
Anónimo disse…
Bom, está-se dois dias sem vir aqui (afazeres familiares a tratar das crianças...) e chovem os comentários. Eu quando lancei aquela boca da caça no Alentejo não pensei que fosse pegar... mas a sugestão das perdizes e coelhos em Vila Viçosa confesso que me deixou com água na boca. Sabem, é que eu não sou caçador e estou aqui na capital, mas sou alentejano...

Dados os desenvolvimentos entretanto surgidos, parece-me bem a ideia da York House (que não conheço, mas que tem sempre boas referências) e das provas de vinhos para antes e durante. Por mim está aceite, e pode ser no dia 12, embora eu preferisse no sábado 13, mas por mim tudo bem.
Anónimo disse…
Quanto aos líquidos, há tempo para ver isso, mas seria interessante saber se há alguma ementa definida para adaptar as escolhas... ou então não, e cada um leva o que achar por bem levar.
João Barbosa disse…
Caros amigos, por mim está tudo bem, mas tenho um problemita. É que faço anos nessa semana e há uma forte hipótese do meu jantar de aniversário calhar num dos dias para que está a ser previsto o jantar. Por isso, prefiro não me comprometer para já. Um abraço, João Barbosa
Ora bem então aqui fica a ementa que lhes proponho:

Iscas de pato sobre folhado com molho de vinagre balsamico

Lombinhos de linguado com molho de amendoas e chantereles

Costeletas de borrego com molho de azeite de hortelã

Tarte Tatin com gelado de canela

Café

Preço : 25,00 Euros


Um abc

ZT
Pingas no Copo disse…
Caro Zé Tomaz, estou com fome.
Perante essa proposta, só me ocorre dizer: Boa!

Um abraço
Rui M
Até me caiu a baba... haha
Mas que maldade caro Zé Tomaz, bem perante uma proposta deste calibre é impossivel dizer que não.

E que ajuda veio dar para escolher os vinhos... Rui organiza aí o número de pessoas.
Anónimo disse…
Eu só agora é que vi estes comentários todos...
Eu tenho exames nessa altura. Vocês são mauzinhos em marcarem para essa altura. Mas também não me pronunciei a tempo. (?)

Deixo aqui o meu calendário de exames.
8 janeiro - Contabilidade de Gestão
11 janeiro - Direito Fiscal
16 janeiro - Finanças
19 janeiro - Sistemas de informação à Gestão
23 janeiro - Economia Portuguesa
26 janeiro - Marketing

Se fosse dia 26( 6ª) ou 27(sábado) de janeiro?

POR FAVOR.

Vai me ser muito díficil ir.
Tenho muita pena.

Caso vá levo um Vinho do Porto, como já tinha dito.
Anónimo disse…
Mais uma vez, por favor, tenham em conta que sou o único que venho do Porto e que vou ter que pernoitar em Lisboa. É me muito complicado nessa altura.
Caro Paulo Sousa como indicou o inicio de Janeiro para o evento o que tem a dizer da data de dia 12 ?
NOG disse…
Caro Paulo Silva,

Vendo bem, dia 12 até nem é mau! O exame de finanças é só no dia 16. Para Finanças basta ler os manuais dos profs. Sousa Franco e Teixeira Ribeiro (LOL).

Não leve a mal esta brincadeira.

N.
PAULO SOUSA disse…
Para mim está combinado dia 12.

Um abraço VinicoAlentejano
A "YH" considerando-se em divida com o Vinho da Casa tem muito gosto em oferecer-lhe o Alojamento,e promete que não lhe dará o pior quarto.

Infelizmente não me posso oferecer para lhe dar explicações de Finanças, uma vez que já estou bastante esquecido, o que tem motivado uma grande falta das mesmas.

Espero assim ter o honra de conhecer o Vinho da Casa. Por outro lado a YH oferece o vinhos para a entrada ou seja para as Iscas de Pato. Serei assim julgado por toda a comunidade blogosférica caso faça uma má escolha.

Um abc

Zé Tomaz
Fiquei sem palavras, Frexou com esta oferta não podes dizer que não, até te fica mal...

Quanto ao dia 12 parece um dado adquirido, já estou em contagem decrescente... ai as iscas...
Peço assim formalmento ao Frexou que entre o Direito Fiscal e as Finaças faça uma pausa e venha provar uns vinhos à "sua casa de Lisboa".

Zé Tomaz
Pingas no Copo disse…
Caro Zé Tomaz só posso, mais uma vez, agradecer pela tua disponibilidade.

E ainda bem que as "coisas" vão evoluindo sem a minha presença.

Um grande Abraço para todos!
Chapim disse…
Caros,

não poderia deixar de elogiar este gesto por parte do enófilo Zé Tomaz Mello Breyner.

Quanto ao vosso formidável encontro desejo as maiores felicidade. Tem pés para andar, diria correr mesmo!!!

Boas provas!
rui disse…
Caros,

Em princípio podem contar com os 5 do vinhoacopo.

Um abraço,
RC
Anónimo disse…
Pois por mim o dia 12 é bom a ementa é apelativa, o sítio não conheço, mas estou muito curioso em conhecer.
O meu agregádo Pedro Sousa(P.T.), pode ser composto por 2 pessoas? O meu irmão, um apreciador e conhecedor mais dedicado do que eu poderia-me acompanhar? sempre são quatro garrafinhas...

PS: Como aínda não sei os meus compromissos profissionais para 2007, até quando podemos dar a resposta?
PS2:Estou disposto a cumprir ordens quanto ao esquema de levar vinhos. É só pedir...
Pingas no Copo disse…
Pedro Sousa (P.T.), fico contente pela tua disponibilidade. Tens muito tempo para dizeres se vais ou não! E Podes levar quem tu quiseres! Penso que o José Tomaz não se vai importar.

Malta do Vinho a Copo, muito bem. Ainda bem que estão todos disponíveis.

Um grande Abração
Anónimo disse…
Caríssimos,
Visto que não tenho alternativa, e visto também que, por vezes, é o vinho( e tudo o que está à volta dele) que me move, tentarei estar presente no nosso evento.

Não prometo, mas em princípio nao falharei.

Agradeço a disponibilidade e hospitalidade e sobretudo simpatia do Zé Tomaz Mello Breyner.

A ementa é fantástica.


PS - Se for, levo a minha namorada, dependendo também se estará a fazer urgências ou não nessa noite, logo à partida do Vinho da Casa seremos 2.

Um abraço para todos,
Paulo Silva.

Aqui na Fep, as Finanças estão mais a cargo do Miguel Cadilhe, do Elísio Brandão e do Teixeira dos Santos.
Anónimo disse…
Por nós a ementa está adjudicada.
Anónimo disse…
Gostava agora de levantar aqui outra questão que estivemos a discutir nas Krónikas Vinícolas. Já alguém contou as pessoas? E já repararam que podemos chegar a uma situação em que uma garrafa pode dar uma "pinga no copo" a cada um? Fazendo as contas por alto, devem ser umas 20 pessoas. Como é que se dá a provar uma garrafa a tanta gente?
Sendo assim, deixo esta ideia à discussão: uma vez que é consensual que cada blog levará em média 2 garrafas, porque não levar 2 do mesmo vinho? É que assim já daria para toda a gente provar alguma coisa que se visse. Ou seja, teríamos menos variedade mas uma quantidade mais aceitável para provar. Depois era questão de acertar a questão dos brancos e dos tintos para não haver falta nem excesso de nenhum deles.
Já que o Zé Tomaz amavelmente coloca o vinho para a entrada, eu vou levar uma caixa de vinho branco para os lombinhos de linguado... se alguém kiser levar mais vinho branco é à vossa vontade.
Levarei igualmente outro vinho, se é para a prova se é para o jantar logo se verá.
Pingas no Copo disse…
"Sendo assim, deixo esta ideia à discussão: uma vez que é consensual que cada blog levará em média 2 garrafas, porque não levar 2 do mesmo vinho? É que assim já daria para toda a gente provar alguma coisa que se visse. Ou seja, teríamos menos variedade mas uma quantidade mais aceitável para provar. Depois era questão de acertar a questão dos brancos e dos tintos para não haver falta nem excesso de nenhum deles."

Acho coerente este argumento do Kroniketas. Uma botelha não para nada!
Com os participantes
Kronikas
Saca a Rolha
Puros&Vinhos
Copode3
Vinho da Casa
Vinho a Copo
Pingas no Copo
Pedro Sousa e companhia

Penso que já poderemos adiantar quem leva o quê. Não me importo de dar prioridade a vocês na escolha.
Anónimo disse…
Eu levo dois Porto's.
Anónimo disse…
Quantos somos então?

Vinho da Casa - 2
Pingas no Copo - 1
Copo de 3 - 1
Saca a Rolha - 1
Vinho a Copo - 5?
Kronikas Vinicolas - 2?
Pedro Sousa P.T.- 2

16 pessoas?
Anónimo disse…
Com tendência para mais do que para menos. Nós somos 2 ou 3.
rui disse…
Nós os cinco, podemos levar muito mais que dois vinhos. Nas nossas garrafeiras, abundam os tintos e os vintages novos. Por isso, estamos mais à vontade dentro destas categorias.

RC
Anónimo disse…
Nós também podemos levar mais. Cada um de nós dois tem cerca de 200 vinhos na garrafeira. Muito mais tintos, e bastantes reservas velhos. Se calhar podia ser uma opção a experimentar, embora a ementa não seja muito apelativa para o efeito. Mas também temos mais novos, aliás este ano comprámos cerca de 80/90 cada um. De brancos é que a coisa está menos fornecida. Mas a minha questão não era propriamente em relação à quantidade de garrafas, era em relação ao número de exemplares de cada vinho. Isso é que devia ser tido em conta, ou seja, haver pelo menos duas garrafas de cada vinho.
Anónimo disse…
Na totalidade, é uma, ou duas garrafas por cabeça, ou por blog, e independentes? Por mim deveria ser no minimo duas garrafas por cabeça...
Pingas no Copo disse…
Caros amigos, estive ausente este fim de semana e portanto não segui a vossa conversa.

Perante a discussão sobre os vinhos, faço uma proposta: Seria possível definir um tema para os vinhos? Acham que vale a pena ou seria um factor que iria limitar as escolhas de cada um de nós?
Ou preferem que não haja tema e assim trazerem algumas "supresas" para provarmos em conjunto?

Cada vinho terá que estar representado através de duas garrafas, que poderão servir para o jantar também. Que acham?
teste disse…
Acho que nos estamos a perder um pouco. Ponto 1: vamos fazer uma prova antes do jantar ou não? Eu, tal como o Rui, concordava mais com algo mais soft.
Ponto 2: se não houver prova, parece-me que 2 garrafas por pessoa é mais do que suficiente. Caso hava prova prévia, parece-me que temos de ver o rácio de Vinhos do Porto, 4/5 Portos são mais do que suficientes para 14/16 pessoas.

Quanto a mim, se o nascimento da minha filha não acontecer entretanto, posso levar um madeira para além dos outros vinhos.

Abraços,
Ricardo
Vinhoacopo.blogspot.com
Caros amigos feitas as contas, será melhor apontarmos para 20-22 pessoas.
Ora para vinte pessoas uma prova cega seria interessante uns 6-7 vinhos, apenas para aquecer as almas e conhecer novos vinhos ou revisitar aqueles néctares que gostamos, como é óbvio os Portos e familiares ficam para o final da noite...
Uma chamada de atenção que espero não levem a mal... se formos 20 pessoas e cada uma levar 2 garrafas são 40 garrafas de vinho, não será isso vinho a mais ?
Que tal por exemplo cada blog orientar alguns vinhos consoante o número de elementos, por exemplo os Vinho a Copo já que se dão muito bem com Vintages e família podiam ficar responsáveis pela sobremesa... afinal são o blog que mais se dedica a falar de vinho do Porto, mas podem claro levar outros vinhos que entenderem...
O amigo Pingus deve brindar os restantes com vinhos da sua terra, sejam bem vindos os vinhos do DÃO :)
o Vinho da Casa vem do Porto, claramente não se espera nada mais que vinhos do Douro :)
Pronto do Copo de 3 como bom representante das terras daquem e d´alentejo o vinho já devem calcular :)
Os restantes escolha livre...
Escolham, combinem, façam como bem entenderem, mas NÃO FALTEM :)

Esquematizando a questão
PROVA CEGA: Uns 6-7 vinhos em prova cega, poderá incluir brancos e tintos ou apenas tintos... eu levarei 2 garrafas para a prova e uma caixa de branco para o jantar.

- Iscas de pato sobre folhado com molho de vinagre balsamico - Vinho surpresa fornecido pelo Zé Tomaz
- Lombinhos de linguado com molho de amendoas e chantereles - O Copo de 3 vai levar uma caixa (6 garrafas) de vinho branco com leve madeira, caso alguem queira levar outro vinho branco obviamente será bem vindo.
- Costeletas de borrego com molho de azeite de hortelã - Voluntarios precisam-se
- Tarte Tatin com gelado de canela - Portos, Madeiras, Moscatel...

Abraço
Anónimo disse…
Duas garrafas por cabeça? Saíamos todos de lá em coma alcoólico!!!

Nós temos vinhos (tintos) de todas as regiões, estava a pensar para as costeletas em levar do Dão, mas se houver excesso também podemos levar de outra região qualquer, embora me pareçam os mais adequados para o prato. Quanto a brancos ainda não sei.
Anónimo disse…
Eu estava numa de levar um Porto e um Douro.( só tenho um exemplar de cada, não tenho $$ pra comprar às paletes...)
Caso queiram mesmo que leve 2 ou 3 vinhos iguais, eu levo, mas ficamos todos a perder.
Pois levarei vinhos de gama média.
Acho que temos que ser práticos.
Estamo-nos a precipitar muito e a querer imenso vinho.
Parece-me que o esquema que o Copo de 3 fez é correctíssimo.

ZT, agradeco o seu convite uma vez mais, mas em pricípio, e como sabe, deverei pernoitar em casa de minha irmã. Assim mato dois coelhos duma cajadada. Vou ao jantar, e visito a minha irmã.
Anónimo disse…
Ok. uma garrfa por cabeça seria o estabelcido. Apartir daí, seria livre.
Eu partilho a opinião do pingus vinicus, gosto das "supresas"...
Pingas no Copo disse…
Temos que aclarar as ideias e evitar alguma dispersão. A minha ideia é que possamos provar alguns vinhos antes do jantar, nada de grandes preciosismos. Seria um momento para falarmos, conversarmos um pouco. Como disse nada de médias ou algo parecido. O objectivo não é esse.

A sala que o Zé Tomaz disponibiliza é ideal para esse efeito.
Garrafas, que seja uma por cabeça, que se quiserem venham mais, é livre essa opção.

Agora quem leva o quê?
Vinho a Copo, propunha que levassem Portos? Aceitam?
Vinho da Casa que traga vinho do Douro. Pode ser?
Copo de 3, naturalmente vinho Alentejo.
Kronikas, querem levar o Dão?
Saca-a-Rolha, que pretendes levar?
Puros&Vinhos já pensaram?
Pedro Sousa&Companhia, que estás a pensar?
Eu posso ficar com o sobrará.

Mas o mais importante é não faltarem!
Anónimo disse…
Combinado. Levo Douro.
PAULO SOUSA disse…
Temos que levar um vinho do Ribatejo e um da Estremadura.
NOG disse…
Eu posso levar umas coisas menos conhecidas das Terras do Sado ou da Estremadura.

N.
Anónimo disse…
Como digo temos de todas as regiões (mais do Alentejo, mas as outras não faltam). Pensei em Dão, mas Estremadura, Ribetejo, também se arranja. Também podemos levar o que for preciso. Pode ser Dão, mas se fizeres questão de levar o vinho da terra, nós levamos outro. Também podemos esperar pelo que faltar.
teste disse…
Queria levantar uma questão. O Zé Tomaz vai participar do evento com todos os outros participantes, certo?
Anónimo disse…
Ainda ninguém falou em Bairrada. Se ninguém se chegar à frente, levamos nós.
Pingas no Copo disse…
Ricardo, como anfitrião, o Zé Tomaz está mais que convidado, nem se esperaria o contrário! Vai estar lá na mesa a provar e a jantar com a malta!
Anónimo disse…
Boas,

Depois de algum tempo de ausência cá estou a eu a dar notícias vindas directamente do Blog Os VINHOS.

Concordo inteiramente com a ideia de Jantar Encontro de eno-bloguistas e não só, pois são convidados todos os "amantes do Baco"...

Em princípio conto estar presente no dia 12/1/2007 e possívelmente levarei companhia, sujeito a confirmação, caso ainda vá a tempo de registar a presença no Evento...

Quanto ao local, a York House, irei ter muito gosto em conhecer, mas pelo que li do seu responsável, a simpatia e a qualidade estão garantidos!

Levarei 1 garrafa para prova e 1 garrafa para jantar da região que acharem mais conveniente.

Parabéns pela iniciativa e qualidade do Evento e permitam-me já pensar na frequência da sua realização, que acham de 1 vez por trimestre/semestre?

Abraço.
teste disse…
Pingus,

a minha questão com o Zé Tomaz era para ele se prevenir e não lhe dar um daqueles ataques que costuma dar ao anfitrião de ter de trabalhar.

Abraços,
RR

PS: estamos a pensar nos portos a levar
Pingas no Copo disse…
Ricardo, percebo. mas como já disse, o Zé vai estar com a malta.

Caro Pedro Barata, fico contente com a chegada e participação de mais um Blog.
Anónimo disse…
Eu, sinceramente, Bairrada para além de não ter, é a região que menos conheço. Estava a pensar em levar uma garrafa do Douro, e outra da Extremadura, que é a minha região...
Pingas no Copo disse…
Pedro então avança! Leva o que tiveres acesso.
Anónimo disse…
Desculpem o erro: "ESTREMADURA", era o que eu queria dizer. São as pressas! Quanto ao meu "agregado", como mora em Beja, provavelmente, levará um Alentejano.
Anónimo disse…
Caro Pingus Vinicus,

que tal recordarmos o que já está combinado e o que falta combinar, de forma a ultimar os pormenores?

Abraço.
Pingas no Copo disse…
Caro Pedro Rafael, está programada uma pequena prova antes do jantar, numa sala disponibilizada para o feito.
Depois jantar com a seguinte ementa:
Iscas de pato sobre folhado com molho de vinagre balsamico
Lombinhos de linguado com molho de amendoas e chantereles
Costeletas de borrego com molho de azeite de hortelã
Tarte Tatin com gelado de canela
Café
Preço por pessoa 25€

Temos que marcar uma hora para nos encontrarmos na YH. Tipo 18h.30m ou 19h.00m.

Relativamente a vinhos, cada blog/pessoa trará um vinho para a prova e para o jantar ou eventualmente outras supresas. Já agora o Zé Tomaz oferece o vinho para a entrada.
Anónimo disse…
19 h parece-me bem. Se for na 6ª feira, com o trânsito é mais complicado chegar cedo, além de que é dia de trabalho.
Anónimo disse…
Boas, já algum tempo tenho seguido esta discusssão amigável da organização do enoencontro. Ainda nao tinha dito nada, porque estava a tentar ir ao encontro.
Infelizmente não me possível devido à distância e ao trabalho, mas posso e queria contribuir com 2 vinhos para o encontro, um para a prova prévia ao jantar(VQPRD Madeirense) e um para depois - Madeira, não fosse eu da famosa ilha...
bem gostava de saber se posso contribuir modestamente assim e para quem poderia enviar as ditas garrafas!!
um abraço
Pingas no Copo disse…
Caro elixir de cabo, fico contente pela sua contibuição.
Se o Zé Tomaz não se importar poderia enviá-las para a York House. JTMB, pode ser?
Paulo Pacheco disse…
ó Diabo.... então eu vi este post no inicio e nem me lembrei de tomar "nota mental" para cá voltar.
antes de mais "isso" está aqui um bocadinho meio escondido.
Proponho (sou um gajo de ideias o que querem) que os participantes até agora, façam um post tipo EU VOU LÀ! - todos no mesmo dia (10 dezembro?) para divulgar a iniciativa.

Eu a ir
err.... pois, são só duas horas.. o problema é a quantidade de vinho que se pode comprar com o preço da passagem, a ver vamos!
Pronto este post é só pa ficar com o número 100... haha

Combinem lá isso, tou a gostar...
Rui

Claro que pode mandar. Aqui fica a morada:

York House
Rua das Janelas Verdes, 32
1200-691 Lisboa
Telef : 21 396 24 35


Um abc


Zé Tomaz
Anónimo disse…
muito obrigado, pela disponibilidade, é com muita tristeza que não posso dar uma saltada até lisboa, e reunir com estes amigos de baco...
espero que seja o primeiro encontro de muitos por esse pais fora... e que seja uma reunião de amigos e uma noite bem passada!
Irei enviar, em janeiro para fugir à quadra natalícia e aos atrasos comuns desta época.
um abraço
Acompanho com inveja a organização de evento enobloguístico tão distinto em terras além-mar.
Fico no aguardo das impressões do encontro nos diversos endereços virtuais dos amigos de hobby.
Bons brindes a todos,
vivaovinho.blogspot.com
Anónimo disse…
Então pessoal, está tudo combinado para dia 12/1/2007?

Querem recapitular as regiões que cada um vai levar?