Soalheiro: Alvarinho ou Sauvignon Blanc?

Será, por certo, das maiores bacoradas que alguma vez pronunciei aqui nesta tarimba blogueira e como tal, acredito piamente que será momento de elevado grau de comicidade para quem estiver a ler o sermão de hoje. 

O dito
O nome que titula a homilia, como todos deverão saber, é respeitado entre vinhos brancos, na generalidade, e entre alvarinhos, em particular.


É, também, vencedor crónico de provas, concursos e actividades similares. Desejado e admirado por todos nós, sendo-lhe reconhecida a elevada relação entre a qualidade e o preço que custa. 

Alguns dos pares em competição.
O dito
A porca torceu o rabo para mim, por isso referi bacorada lá atrás, é que tal vinho confrontado com outros pares, também vinhos brancos varietais, foi baptizado insistentemente de Sauvignon Blanc, tal era, julgava eu, a quantidade de cheiros e sabores com sotaque francês que o dito exibia. Tinha que o ser, não podia ser outra coisa. A teima, que não era só minha, durou até à derradeira revelação do rótulo, caindo, então, sobre a mesa, uma expressão de desilusão, de desalento, o que seja: Era mesmo um Alvarinho e eu fiquei baralhado.

Comentários

momenta disse…
Num destes meses provei o Camaleão 2011, um sauvignon blanc da zona de Lisboa, em prova cega, e "chamei-lhe" alvarinho. Era engraçado ter um imput de alguém da enologia sobre isto.
Antonio Madeira disse…
E o riesling? Como se portou?
Pingus Vinicus disse…
Olá momenta, curioso esse comentário, que daria um mote para conversarmos sobre o dueto alvarinho/sauvignon blanc: semelhanças ou diferenças. Mas para tal precisaríamos de alguém com verdadeiro conhecimento enológico. :)
Sem perceber ponta do assunto, no meu caso, e antes de ver o rótulo, que continuaria a jurar que se trataria de um sauvignon blanc.
Pingus Vinicus disse…
Oi António, gostei do Riesling. Não foi consensual. Estilo gordo, maduro, bem outonal, dando, apenas, indicações numa fase bem adiantada do jantar que poderia ser um riesling. Até lá criou dúvidas. Eu aprecei particularmente.