Niepoort (Porto) Vintage 2007

Os cheiros que irromperam, pelo nariz a dentro, indiciaram, na estreia, uma desmedida preponderância para aromas florais bem maduros (li este descritivo em qualquer sítio e gostei). Juntaram-se umas quantas nesgas de sensações terrosas, uns flashs a mato e a esteva. Um rasgo a carvão ainda passou pela frente.
As impressões, as várias comoções pareciam querer vaguear por entre muitos lados, por vários sítios. Havia sempre um motivo para pensar em qualquer coisa.
A fruta apresentou-se no ponto para ser colhida. Estava espessa e suculenta. Mirtilos, amoras e cerejas negras (ou ginjas). Ameixas e marmelos.
Coloquei o copo de lado durante algum tempo e alteram-se as imagens. Passaram a ser mais quentes, mais especiadas. Vi-me, a dada altura, rodeado pelo caramelo, deslumbrando canela a rodos. Juntou-se uma mistura feita com chocolate espesso, bem amargo, ideal para derreter e untar um bolo. Os figos secos e as amêndoas pareciam querer guarnecê-lo.
Na boca revelou-se gordo, longo e generoso, com a doçura bem equilibrada por uma acidez estrondosa e (muito) saborosa (é possível?).
Um Porto Vintage fresco, ainda moço, bem composto e nada simples de analisar. Existe, portanto, enorme probabilidade para não ser verdade o que estive a dizer. Também não interessa.
Tornei-me num adepto confesso de Vintages Novos. Sei lá se tenho tempo disponível para bebê-los na altura certa. Está fora de questão comprá-los com a idade certa. Nota Pessoal: 18

Post Scriptum: Vinho enviado pelo Produtor.

Comentários

Joel Carvalho disse…
Grande Vinho!!!!

Viva o Vinho...

Abraços
Realmente és o mestre da pena, quando publicas o livro de crônicas do vinho ou de poesias etílicas? Adorei o texto. Aproveitando, já provaste o LBV 2004 deles? Achei maravilhoso! jà tinha gostado do 2000 e do 2001, mas este 2004 superou todas as expectativas.
Pingas no Copo disse…
Viva, João.
Em vez de crónicas etílicas, diria, antes, crónicas de um louco que se arma em qualquer coisa.

Falando nos LBV, infelizmente não provei o 2004. Mas olhando para a casa que o produz, acredito que seja uma bela pinga.
cupido disse…
Esse está na calha para provar em breve... com esta nota, aumentam as expectativas.

Um abraço
Pedro Sousa P.T. disse…
O LBV 2004 tem uma exelente qualidade preço, e isto dito por mim, que pouco provo vinhos do Porto.

Abraço
Anónimo disse…
Na realidade é muito bom. "007 está a ser um ano bom para os Vintage. Não esquecer de refrescar um pouco antes de provar, ou então, para quem tiver paciência, esperar pelos dias frios e pela lareira.AJS
Pingas no Copo disse…
AJS, completamente de acordo.
Chapim disse…
Caros,
também já provei e de facto está a um grande nível. 2007 será sem dúvida o meu primeiro ano de loucura nos Vintage já que nos 2003estava só a começar...

Vou tentar aparecer mais vezes por aqui.
Boas provas!
Chapim
Pingas no Copo disse…
Chapim, há muito que não passavas por aqui.

Um forte abraço
Chapim, ano de loucura pelas provas ou pelas compras ?
Chapim disse…
João Pedro,
acho que vai ser o primeiro ano de Vintage que tentarei ficar com alguns exemplares para guardar. O problema são os preços que neste momento estão puxadotes. Eu acho que vão estar mais baixos daqui a algum tempo vamos ver.

O último clássico 2003 não tinha forma $ nem conhecimento para me interessar por eles e agora upa upa.

Rui,
vou tentar passar mais vezes.

Um abraço aos 2
Chapim
ajfneves disse…
Sem duvida um grande vinho!
Tenho pouquissima experiencia em Vintages, mas elegi o Niepoort 07 como o meu preferido a quando da Prova de Vintages em Novembro na Essencia do Vinho (Palacio da Bolsa. Parece-me que com o seu estilo menos doce que os demais vintages de referencia, se consegue evidenciar perante eles (sao gostos,e gostei do estilo).
Outro que achei bastante interessante e chegou recentemente ao mercado e o Niepoort Pisca vintage 07. Seria interessante provar lado a lado. (foi gracas a este que me lembrei de comentar o Niepoort 07 ;) )

Cumprimentos

A.J. Neves