Terá sido, por certo, com cara de assombro que alguns daqueles que regularmente dão uma vista de olhos no que se escreve aqui, repararam na conjugação que titulou o post. Acredito, eventualmente, que estarei a hiperbolizar em demasia a minha personagem no contexto em que circula.
Apesar da possível postura bicos de pés em que me coloco, creio profundamente que seria e/ou será importante que fosse criado um Livro Branco (já existe?), despojado de suspeitas, franco, e que apontasse claramente um conjunto de caminhos para a região do Dão. Um Livro que aborde o passado, o presente, o futuro, que visões mais ou menos clássicas possam arguir com olhares mais modernistas.
Há, nesta fase, a necessidade imperiosa de confrontar perspectivas, ideias, criar consensos, alavancar um potencial que está, decididamente, muito mal aproveitado. E que se deixe de falar em surdina.
É urgente constituir um pólo de dinamização que se dedique, livre de tradições tribalistas, na promoção efectiva da região, levando-a regularmente até às grandes malhas urbanas de Portugal e do Mundo, e que de forma mais global consiga trazer até ao seu âmago agentes com real capacidade para promover e divulgar. Que não sejam, apenas, fogachos esporádicos, inconsequentes, que mais não servem do que alimentar egos individuais. Que sejam verdadeiramente mais valias. A região não pode ser, ano após ano, constante promessa adiada.
Custar-me-ia, a titulo muito pessoal, que os diversos players, aqueles que fazem e vendem vinho by Dão, não consigam sair, e não queiram, do marasmo mortal em que vivem, preferindo maldizer. Posto isto, o desafio está lançado. Passo, agora, a palavra a quem queira. O propósito é ir preenchendo as folhas que, ainda, estão em branco.
Comentários
Com esse espirito continua-se no Dão a vender promessas que nunca se concretizam!!! Com esse espirito arrogante de quem sabe tudo e senhor dos melhores vinhos do mundo no pensamento proprio....da-se pelo Dão a ficar nas catacumbas da historia ultrapassados por pensamentos arrojados e audazes de outras regioes.... e depois digam que os outros andam a fazer coca-cola e no dão nao se faz disso...parece-me desculpa de quem perde.....venham mais venham todos, o dão do tera a ganhar!!!
Fica, apenas, a mágoa de ver que se discute em surdina.
Parabéns pelo blog