Não quero armar discurso meloso, falsamente emotivo, com balelas fáceis e lugares comuns. É o que é: em dia que se festeja o dia do pai, em dia que lembramos os pais, foi dia de beber um vinho do Douro.
Sou também filho do Douro. Sou filho do Alto Douro que agora, segundo consta, chama-se Douro Superior. Sou o que sou, por ser também do Douro, de Trás-os-Montes. E recordo inúmeras peripécias junto ao Penedo Durão, à Conjida. Peripécias infelizes, que tentamos esquecer. Momentos que magoaram, que flagelaram corpo e alma. Momentos que já lá vão. Mas como é dia do pai, pareceu-me que o pai merecia beber um vinho do Douro.
Um vinho do Douro limpo, cristalino, escorreito, cheio de fruta fresca e de empatia quase imediata. Viciante. É, ainda, vinho perfumado, simbiótico, sem exageros e (muito) cordato. Bebe-se e bebe-se e volta-se a beber. Vinho que sabe bem, muito bem. Vinho de companhia, vinho de apaziguamento. Vinho, sei lá, diferente.
Vinho que acompanha pensamentos, que nos dá a mão a momentos menos conseguidos, que ajuda aliviar a alma, a arredar julgamentos menos dignos. Um vinho para o pai, que é do Douro. É vinho, porque merece, para ser novamente revisitado. João, onde?
Post Scriptum: O vinho foi oferecido pelo Produtor.
Comentários
Desculpe-me aproveitar sua postagem sobre um vinho do Douro, mas queria pedir-te opinião sobre alguns vinhos da Bairrada, Dão e outros que agora tenho oportunidade de adquirir safras mais antigas. A seguir:
-Bairrada Frei João Reserva 05
-Bairrada Quinta do Poço do Lobo 88
-Quinta de Baixo Garrafeira 2000
-Quinta do Corujão Reserva 2001 e 2003
-Quinta do Corujão Garrafeira 05
-Quinta do Corujão Grande Escolha 2004
-Palmela: Escolha Antonio Saramago 03
-Alenquer: Quinta de Pancas Reserva 2001
Agradeço de antemão.
Abraços e perdão pelo incômodo.
Flavio
Abraço
A importadora é a maior do Brasil e os vinhos são mantidos em perfeitas condições. Mas gostaria de saber sua opinião sobre eles. Se são vinhos que te agradam e se algum se destaca.
Abraços,
Flavio
Destaque para o Quinta do Corujão Grande Escolha 2004, os Bairradinos, Antonio Saramago e Quinta do Corujão Garrafeira 2005.
Abraços
Abraços,
Flavio
Abraço
Esses eu peguei em uma promoção. O Pancas Reserva 2001 (gosto muito dos vinhos dessa Quinta) e o Corujão Garrafeira 2005, por volta de 21 Euros cada. O Saramago 03 e o Corujão Grande Escolha 04, cerca de 36 Euros cada. Para aqui, foram bons preços.
Abraços,
Flavio