Este vinho tem inúmeras curiosidades, tem diversos pontos de interesse e só por isso e por mais alguma coisa, merece (e deve) ser conhecido pela comunidade enófila. É incontornável.
O autor do vinho, António Madeira é também o autor do blog mais interessante, no momento, a viver na realidade blogueira portuguesa: A Palheira do Ti Zé Bicadas. O seu blog relata, no essencial, as suas aventuras pela Serra da Estrela, pelo Dão, na demanda de castas inusitadas, de vinhas esquecidas, de hábitos e métodos que (quase) só existem em memórias (de poucos).
Ao contrário de outros, como eu, que confortavelmente se sentam em sofás aburguesados e onde largam bitaites sem tento e sem qualquer conhecimento da vida (do vinho), este luso-português não teve qualquer pejo em pegar na mochila, vir à procura das suas raízes lusitanas, agarrando em mãos a concretização de um dos seus sonhos: fazer vinho no Dão, fazer vinho na terra dos seus ascendentes.
O vinho baptizado orgulhosamente com o seu nome, e em que a palavra Dão apresenta-se decalcada com letras garrafais, deriva de vinhas velhas que vagueavam apenas acompanhadas pelo Abandono e onde a Tinta Pinheira, o Camarate e a Tinta Amarela predominam em larga escala. Um vinho pleno de frescura, com aromas e perfumes de um lugar que conheço muito bem. Um vinho que, independentemente de gostos e opções, representa o cumprimento de um objectivo, a vontade de realizar qualquer coisa. É, também, um vinho idealizado por um autodidacta. Eu, deste lado do sofá, aplaudo a dita coragem.
Post Scriptum: O Vinho foi oferecido pelo Produtor.
Comentários
Este projecto é um projecto de vida, encarna a esperança, a luta pelo um ideal.
Conto com vocês para que os proximos capitulos se tornem realidade.
Forte abraço
Antonio Madeira
Como natural de Viseu e apreciador dos vinhos do Dão, gostava de saber se poderei encontrar o seu vinho à venda em algum local.
Obrigado.
Pedro Rodrigues
Por enquanto, ainda não esta distribuido. Estou a tratar disso. Mas ja esta disponivel em Pinhanços (Seia)na adega da Quinta da Pellada se tiver oportunidade de passar na zona.
Cumprimentos
Antonio Madeira
Pensa distribuir em todo o território ou só na região?
Pedro Rodrigues
Seria impossivel sustentar o projecto distribuindo apenas a nivel regional.
Cordialmente
Drº Luis Diogo
mail: ldiogo@sapo.pt
Muito obrigado pelo interesse no vinho.
Acabo de lhe enviar um mail relativo a sua pergunta.
Cumprimentos
Antonio Madeira