1977

Permitam-me mais uma passagem pelo passado. O vinho, como sempre, o catalisador, o motor de arranque, foi o mote para rebobinar memórias. Em 1977 entrei para antiga escola primária. Três anos depois de uma outra criança, segundo consta a tradição, ter metido uma flor no cano de uma arma. 


Os ares que se respiravam, em 1977, ainda eram de turbulência, de muita indecisão, mas para um puto gorducho, de cabelo farto, meio loirado, os problemas eram decididamente outros. Na altura, entrava-se para a escola em Outubro e as estações estavam, ainda, bem definidas. Sabia-se quando era Outono, Inverno, Primavera e Verão. Cada coisa tinha o seu lugar.


A sala, relembro, estava repleta. Os putos apresentavam-se vestidos com aquelas camisas coloridas, de bicos largos e compridos, calças com boca de sino, de cabelos penteados, com a risca ao lado. Um mimo. Sobre a indumentária das meninas, perdoem-me, mas não me recordo de nada. Com aquela idade, puto que se prezasse, não olhava para elas. A professora, uma senhora robusta e alta, para mulher portuguesa, colocou-se estrategicamente em cima do estrado, em posição de comando. Tomou conta da minha vida durante dois anos. Ensinou-me a ler e a escrever. Depois desapareceu num ápice: o vinho.

Comentários

Caro Pingus,
És novo! Nesta época estava eu a iniciar o antigo ginásio. Pois é, as coisas mudaram. São nomes diferentes hoje. Sobre o Boal, que bela cor, hein! Boal é a mesma Semillon, não?
E ao fundo, um belíssimo San Roman, vinho do Toro que gosto muito, e um belo Aalto 2006. Que vinhos! Que foto!
Abraços,
Flavio
Pingus Vinicus disse…
Olá Flávio, situe-me a faixa etária em que se frequenta o Ginásio? É o nosso Secundário?
Sobre o Boal, o que posso dizer? Que foi um vinho que marca o momento de forma irrepreensível. Cheio de complexidade. Que grande vinho.

Um abraço forte
Olá Pingus,
Quando cursei, os primeiros 4 anos da infância (7-11 anos) era o primário. Depois, de ~11-14 anos era o Ginásio. E finalmente, de 15 18 anos, era o chamado Colegial (antes do ensino superior). Agora mudou tudo. Há uma etapa inicial, de 9 anos, chamada ensino fundamental (1 e 2). O colegial agora é chamado secundário. Ou seja, uma confusão danada para um ensino cada vez pior...:).
Grande abraço,
Flavio