Dêem-me dicas, dêem-me exemplos ...

Expliquem-me, palavra por palavra e devagarinho, qual a razão para que vinhos como Muralhas de Monção, Planalto, Monte Velho e quejandos custem, num restaurante em Portugal, geralmente entre 12 a 16€. A lista podia ser mais extensa, com diversos exemplos. Dêem-me uma razão para que um copo de vinho pague, quase, a garrafa? 


Quais são os motivos, os fundamentos, que levam um restaurante, na generalidade, assaltar o cliente, no que respeita ao preço do vinho? Recuperar, com maior velocidade, o investimento? Uma forma ágil de ganhar mais umas coroas, sem grande preocupação? 
Já, agora, para quem sabe, por onde andam ou onde estão os restaurantes, tascas ou esplanadas, em Portugal, em que não somos assaltados, no que respeita ao vinho? Dêem-me dicas, dêem-me exemplos.

Comentários

Pedro Mendes disse…
Infelizmente neste país é assim. Gostaria de te dar esses exemplos mas infelizmente não tenho. Aliás, eu gostava mesmo era de poder pagar taxa de rolha para levar vinhos meus. Mas penso haver muito poucos restaurantes que tenham essa política. Já ouvi dizer que os que têm, cobram fortunas por essa mesma taxa .
Rui Oliveira disse…
Olá Rui,

Infelizmente é dificil dar tais exemplos..é caso raro.
O que acontece comigo quando estou num restaurante, imagina 3 pessoas a beber um muralhas a 10€, no0 final bebia-se mais um bocadinho...mas pagar mais 10€? nao...agora se fosse a 7 ou 8 euros bebiamos 2, sendo assim basta fazer as contas.

Em todo o caso existe uma regiao que se chama monsul na povoa de lanhoso conhecida pelos seus restaurantes, em que os verdes locais (Quinta D'Amares, Encostas da Abadia) ficam-se pelos 5,5€...apenas 1 exemplo sem duvida.
Bom dia! Exemplo pode ser a Mercearia do Fanqueiro. É 3xplico porque. Um vinho custa-nos 7€. Vendemos a 14€. Tiramos 23% ficamos com 11,38€,ou seja, um lucro de 4,38€. Copo, serviço, frio, e estamos a ter prejuízo. É por causa do IVA que os vinhos são caros. E o serviço, se for bem feito, também custa sempre um euro e meio por garrafa, dependendo do vinho e do tempo que está em cada vinobox. Mas eu prefiro que venham cá muitas vezes porque eu ganho dinheiro com as minhas mãos a fazer comida! Abraço e boas provas!
Pingas no Copo disse…
Olá Pedro. Pessoalmente não conheço nenhum restaurante que permita. É pena.
Pingas no Copo disse…
Viva Rui, o exemplo do Muralhas é paradoxal. É típico exemplo de um vinho em que é multiplicado o seu valor várias vezes. Parece-me que se o custo fosse mais razoável, poderíamos consumir mais.
Já passei várias vezes pela situação de estar com pessoas e bebermos apenas uma garrafa, para controlar custos.
Pingas no Copo disse…
Vitor, viva. Não é normal ouvir alguém da restauração a dizer que ganha dinheiro a fazer comida. É de louvar.