Casa Santos Lima (Estremadura) Sauvignon Blanc 2008

Custou 2.80€. É caso para dizer: com preços destes o enófilo empobrecido não irá ter medo da crise. Pode ser que este período, em que iremos andar com o dinheiro contado, seja usado para reajustar o mercado dos vinhos. Pode ser que depois disto, possamos ter na prateleira vinhos com preços bem mais justos. Esperemos.
Um vinho branco da Estremadura cheio de frescura. Os cheiros percorreram uma interessante escala de sensações. Eram evidentes as nuances herbáceas (relva, erva). Pêra verde e pêra amarela surgiam, no copo, misturadas com fruta de carácter mais tropical. Manga, ananás e lima. Uma curiosa, diria antes apetecível, nota a hortelã regada deu-lhe um ar mais matinal.
O sabor trazia, agarrado a si, uma boa dose de limonada. Pareceu-me bem misturada com o resto da fruta (que escuso, outra vez, de mencionar). Fiquei com a ideia que havia lá meia dúzia de rebuçados. Sentiam-se, mais uma vez, as típicas notas vegetais.
Um vinho limpo e directo. Roçou perigosamente o tecnológico (era dispensável). O vigor juvenil, que apresentou, deu indicações que estava destinado para ser bebido, e bem, sem grandes preocupações.
Não há muito mais para dizer. Apenas que soube bem e que ele cumpriu o seu papel. Nota Pessoal: 14

Comentários

Pedro Sousa P.T. disse…
Amigo, tenho bebido e divulgado, no meu circulo de amigos, este Sauvignon Blanc, mas o 2007, pois ainda não vi o 2008. Cosidero-o como uma grande relação qualidade/peço nos brancos. Tenho bebido vinhos brancos bem mais caros, e ficam aquém da qualidade apresentatda por este vinho. Acho também um vinho gastronómico, gosta de acompanhar uma comidinha.
Não é à toa que o João Paulo Martins dá um 16 no seu guia de Verão.
Afinal 2,80€ são três imperiais.

Abraço
Pingas no Copo disse…
Pedro, concordo, na generalidade, com o dizes.
Mas, pessoalmente, parece-me ser mais indicado para beber alone.

Um abração
Anónimo disse…
Caro Pingus, gostei de o ver falar de um vinho para o povo.
Anónimo disse…
Caro pingus....fiquei curiosa...sem dúvida nenhuma, e sendo uma indicação tua,provarei logo que possível.Apenas uma questão:onde encontrarei este vinho? Boa continuação,



Carla