Foi (bastante) difícil de encontrá-lo. Por entre ruas, estradas e esquinas procurei aflito por ele. Há muito que não bebia o encruzado da Quinta do Cabriz. A coisa aguçou-se, ainda mais, porque ouvia e lia sistematicamente comentários elogiosos ao vinho. Tinha que o fazer passar pelo meu crivo, pela minha estranha maneira de olhar para o copo.
Mineral em toda a largura, bem acompanhado nos aromas e nos sabores por sensações de carácter vegetal. Tudo vivo, fresco e bem orvalhado. Num registo (muito) vibrante, nervoso e refrescante. Consegue manter, apesar da intensidade, seriedade e equilíbrio.
A fruta era, tendencialmente, citrina.A madeira oferece, ao vinho, um conjunto de aromas secos, fazendo recordar avelãs (Por acaso, há muito tempo que não como. Quando era puto, volta na volta, subia até às avelãzeiras) e amêndoas. Apesar de estar bem presente, não se torna pesada, nem demonstrou vontade em ser protagonista (em excesso). Pareceu-me, sinceramente, bem integrada, conseguindo enriquecer o conjunto.
Na boca, o vinho demonstrou, mais uma vez, um perfil fresco, voltando a revelar aquela faceta mineral que apresentou nos cheiros. Um bom prolongamento. O final estava marcado pela madeira e pelos citrinos.
Mais um (belo) vinho branco que convenceu pela consistência e qualidade que revelou em toda a prova (tive a sorte de bebê-lo por duas vezes). Nota Pessoal: 16,5
Post Scriptum: Pior é encontrá-lo.
Comentários
NOG
Abraços
Pedro Guimaraes
p.s. - vê o teu email hoje :)
Na Garrafeira de S. João em Benfica.
PVP : 7 €
É na realidade um dos melhores brancos do ano na relação preço/qualidade.
Saudações dos Puros e Vinhos
NA
(Filipe Sousa)
adoro este vinho. Fresco, crocante e muito bem feito. Desde 2005 que está sempre na lista e nunca me deixou mal.
já o vi no El Corte Ingles - supermercado e na Garrafeira Nacional.
Boas provas!
Teclo de Porto Alegre Brasil, estado no sul do país fronteira com Argentina e Uruguai. Vou comprar este vinho hoje mesmo, encontrei-o numa loja especializada por um bom preço. Sempre tenho o cuidado de antes de comprar um vinho português consultar os blogs dai para não cair em armadilha.
Vinhos portugueses, franceses e italianos, salvo exceções, como esta, ou são muito caros e bons (Cartuxa, Quinta da Bacalhoa, Pera Manca, etc) e muito caros.
Até mais.